Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334

Compartilhe esta página

Título: Um estudo sobre a introdução de conteúdos estatísticos presentes no futebol em uma aula de matemática, através da resolução de problemas.
Autor(es): ARAUJO, José Emerson da Silva
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem.; Futebol e Matemática; Resolução de Problemas
Data do documento: 13-Mar-2024
Citação: ARAÚJO, José. Resolução de Problemas 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho trata de um estudo sobre a abordagem da estatística no futebol e sua aplicação em sala de aula, tendo em vista a resolução de problemas como método de contextualização dos conteúdos matemáticos. Para isso, se deu uma análise com alunos do 1º ano do ensino médio da rede estadual pública de ensino, por intermédio de questionários que trabalharam situações problemas com tópicos estatísticos presentes no futebol. O emprego do esporte pode ser assertivo nos quesitos atratividade e ludicidade, aspectos imprescindíveis para a facilitação da aprendizagem dos discentes em sala de aula. Vale ressaltar que embora os conteúdos que foram abordados sejam tidos como fáceis para muitos estudantes, as resoluções das atividades apontaram pontos críticos de erros que deram margem para reflexões e discussões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSÉ EMERSON DA SILVA ARAÚJO.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons